Feira da agricultura familiar oferece alimentos saudáveis

Produtos que não eram encontrados na comunidade hoje fazem parte da mesa do consumidor e trazem mais qualidade de vida na Vila Tocantins

Por Ediane Rodrigues e Francisco Mendes

Feira da agricultura familiar também é um espaço de encontrar amigos / Foto: Francisco Mendes
Feira da agricultura familiar também é um espaço de encontrar amigos / Foto: Francisco Mendes

Criada em 2014, a feira da agricultura familiar de Vila Tocantins, no município de Esperantina, mudou a vida de muitos agricultores. Por meio da feira, os agricultores aumentaram sua renda com a venda dos alimentos produzidos em suas próprias terras. “O que era desperdiçado agora tem valor na educação alimentar de outras famílias”, avalia dona Osmarina Carvalho.

Os legumes e as verduras são produzidos pelos próprios agricultores do município. Dona Maria Lindalva Conceição de Freitas, da chácara Três Irmãos, diz que seu cultivo é feito em pequena horta, juntamente com seu marido. Depois que passou a vender os produtos na feira da agricultura familiar sua renda aumentou. “Tudo que vendo na feira ajuda no sustento da minha família”, explica.

Sem agrotóxico

Abóbora produzida sem agrotóxicos por dona Lindalva / Foto: Ediane Rodrigues
Abóbora produzida sem agrotóxicos por dona Lindalva / Foto: Ediane Rodrigues

A feira beneficiou as famílias produtoras e também a alimentação da comunidade, pois os produtos são saudáveis e sem agrotóxicos. Segundo Raimundo Neto, consumidor assíduo dos produtos, sua alimentação melhorou muito depois que passou a comprar na feira. “Antes de ter a feira não tinha opção de comprar alimentos de qualidade, mas hoje tenho opções de comprar bolo de tapioca, bolo de arroz, cheiro verde entre outros”, declara.

De acordo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Brasil é o campeão mundial em contaminação em nível de agrotóxicos acima do permitido, tendo em primeiro lugar o pimentão, que é muito consumido na mesa do brasileiro. Os agricultores da feira querem mudar essa estatística. “Produzir alimentos saudáveis sem agrotóxicos é muito difícil, porque tem muitas pragas, mas essa é a diferença das nossas verduras produzidas em nossas terras, porque são alimentos saudáveis”, afirma dona Lindalva.

Marido de dona Lindalva ajuda no cultivo de hortaliça / Foto: Francisco Mendes
Marido de dona Lindalva ajuda no cultivo de hortaliça / Foto: Francisco Mendes

A feira de Vila Tocantins foi criada por meio de projetos elaborados pela Cooperativa de Produção e Comercialização de Agricultores Familiares Agroextrativistas e Pescadores Artesanais de Esperantina (COOAF-Bico) com o apoio da Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO), com o objetivo de buscar uma produção diferenciada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s