Jovens do Bico se reúnem para discutir ações produtivas e de comunicação em suas comunidades

por: Elves Felipe

Juventudes de várias partes do Bico do Papagaio participam de reunião realizada nesta sexta-feira, 8, na sub-sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Buriti. Em pauta foram discutidos avaliações e planejamentos das ações dos Sistemas Agroflorestais (SAFs), apicultura e planejamento das próximas ações dos Jovens em Comunicação. Com o propósito de organizar a juventude, reconhecer e valorizar suas ações nas comunidades.

jov.jpg

“O objetivo desse encontro e fazer que os jovens de vários locais do Bico do Papagaio dialogue entre se é que possa caminhar na agricultura como também na área da comunicação unidos em rede”, diz Jorlando Ferreira Rocha, assessor técnico da APA-TO.

De acordo com o presidente do sindicato regional do Bico do Papagaio, Francisco Gomes da Silva, o encontro e um momento propício para motivar a juventude a conviver e se manter com os pais na atividade rural. Ele também ressalta que para a jovens da região ficarem unidos é necessário que tenha uma entidade apoiando e motivando-os.

Ao término da reunião foram planejados os próximos passos a ser executados pelos jovens. Uma delas foi o trabalho de intercâmbio pelas propriedades dos jovens.

A juventude do Bico não está parada

Uma das ideias do encontro foi organizar a juventude, reconhecer e valorizar suas ações nas comunidades. Eles já desenvolvem algumas ações em suas comunidades como o Jovens em comunicação, apicultura, Sistemas Agroflorestais (SAFs) e o grupo de artesanato Pindova. Essas atividades se dividem em 8 municípios da região: Axixá, Sítio Novo, São Miguel, Praia Norte, Augustinópolis, Buriti, Araguatins e Esperantina.

indiano

“Depois que passei a fazer apicultura mudei minha relação com a natureza. Tenho uma visão diferente, antes só queria ir para cidade, mas hoje percebo que o jovem do campo tem condições de viver com contiguidade no campo”, diz Matheus dos Santos Filho, morador da comunidade Santa Cruz setor sede de Buriti e estudante da Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo (EFABIP).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s