Agricultores do Tocantins apresentam experiências agroecológicos em Belém

Por: Elves Felipe

Nesta quarta-feira, 22 de agosto, durante a oficina regional sobre parcerias e cooperações para o fortalecimento da agricultura familiar em Belém (PA) agricultores do Tocantins tiveram a oportunidade de mostrar as atividades desenvolvidas em suas propriedades e comunidades.

Nas apresentações os participantes poderam conhecer a experiência de quarto jovens do Bico do Papagaio – extremo norte do Tocantins e de um  agricultor do município de Xambioá.

A primeira experiência foi do jovem Fernando José Borges, morador da comunidade Oziel, zona rural de Cachoeirinha que mostrou a diversificadas de plantações  cultivadas em sua propriedade a partir de conhecimentos adquiridos na faculdade de agronomia e ensinamentos transmitidos pelos seus pais.

20180822_164351.jpg

O segundo foi a do estudante da Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo (EFABIP), Matheus Santos Filho, morador da comunidade Santa Cruz Setor Sede, município de Araguatins. Ele  apresentou sua experiência desenvolvida durante seu trabalho de conclusão de curso (TCC) que foi o cultivo de amendoim, abacaxi e a apicultura.

20180822_170534.jpg

Em seguida foi o secretário da Juventude Rural de Araguatins, Rafael de Assunção Oliveira que apresentou sua produção de hortaliças. Além de debate sobre a sucessão rural e o cooperativismo.

20180822_170857.jpg

Já Elves Felipe, morador da comunidade Santa Juliana município de Axixá mostrou o trabalho desenvolvido pelos Jovens em Comunicação destacando seus objetivos e conquistas.

Por fim teve a apresentação do presidente da cooperativa Coomesol, Carleon Costa da Silva, da cidade de Xambioá. Ele explicou o processo artesanal do cocô babaçu até a fase industrial na qual é produzido azeite, carvão e outros aproveitamentos. Carleson também falou das parcerias que consegui para que essa experiência se tornassem realidade. Além de trabalhar com coco babaçu ele desenvolver atividades com mulheres produtoras de castanhas  em Brejinho de Nazaré.

20180822_165241.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s