Juventudes rurais do Bico do Papagaio criam coletivo de juvens

por: Elves Felipe

Ocorreu durante toda sexta-feira, 31 de agosto, na APA-TO (Alternativas para Pequena Agricultura no Tocantins) em Augustinópolis a avaliação do segundo encontro das juventudes rurais do Bico do Papagaio. Na ocasião os jovens e as jovens criaram o coletivo de juventude e as organizações locais apoiaram a iniciativa.

IMG_2259.JPG

A ideia partiu dos próprios jovens que  sentiam a necessidade de criar um espaço para  se organizarem e articularem de forma autônoma. Segundo a estudante da Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo (EFABIP), Leonara Luz a região do Bico do Papagaio precisa urgentemente de jovens que lutem pelo campo e que também inspirem outros jovens para que se unem por essa causa. Ela também destaca a importância das  lideranças mais experientes e que eles são um exemplo a ser seguido.

IMG_2263.JPG

Para as lideranças mais antigas a criação de um Grupo de Trabalho (GT) de juventude vai  fortalecer ainda mais o grupo. Além de incluir mais os jovens nos movimentos e defender a bandeira de que ‘sem juventude não há agroecologia’.

“Eu quero fazer parte do GT, ajudar no que for preciso porque sei que outras pessoas lutaram por mim para eu esteja aqui. Há alguns anos eu não era ligado nisso, minha mãe sempre participou do MST. Eu só vim perceber o valor dos movimentos sociais quando comecei a estudar na EFABIP”, diz Diego Gomes.

IMG_2270.JPG

O coletivo de jovem  rurais do Bico do Papagaio vai possibilitar a união de juventudes de diferentes identidades: assentados, agricultores familiares, quilombolas, quebradeiras de coco, sem terra, pescadores e indígenas, de municípios e comunidades rurais da região.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s