Festejos Tradicionais acontecem nas Comunidades Quilombolas de Esperantina – TO

Por: Gabby Prachata; Leydy Prachata; Moisés Ciriaco.

Nas comunidades quilombolas de Esperantina-TO são realizados os festejos em honra aos padroeiros das comunidades. Celebrando o dia de São Domingos, Nossa Senhora de Nazaré e do Divino Espirito Santo.

O festejo do dia do Divino Espirito Santo, é realizado no último final de semana do mês de julho, na comunidade quilombola dos Carrapiche, localizados no PA Tobasa, o festejo começa com uma reza, logo após temos a janta e para finaliza temos a apresentação de danças típicas (suça), e raramente ocorre um leilão.

A celebração do dia de São Domingos é realizada no dia 4 de Agosto na comunidade quilombola Prachata no bairro nova Esperantina, é realizado uma reza e logo depois temos a janta.

A comemoração do dia da Nossa Senhora de Nazaré, é realizado nos dias 7 e 8 de setembro, na comunidade Ciriaco, inicia-se com a prosição fluvial as 5 horas da tarde que tem a saída de Marabá-PA até a comunidade na castanheira com a imagem da santa, a noite se inicia com a reza após temos o leilão e finaliza com o forró, no dia seguinte pela manhã tem a reza e o almoço de despedida.

Todos podem participar, e desde já deixamos o convite para todos que se interessarem de participar do festejo nas comunidades, estaremos esperando por vocês, não se preocupem com a comida, mas se for para passa a noite pedimos que traga  barracas ou redes e seus objetos pessoais, aguardamos a sua presença .

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s