Ouro Verde

A comunidade do assentamento Ouro Verde era chamada de açaizal, pelo açaí que era muito abundante na região.

Em 1971, um certo homem chamado por Dr. João comprou o terreno onde hoje é a comunidade. Na época, o capim era visto como ouro. Então Dr. João chamou o grande terreno cheio de todo aquele verde de Fazenda Verde.

O grande conflito começou entre 1985 e 1987, quando algumas pessoas se reuniram para procurar onde morar e fazer roças para conseguir alimentos para si e seus filhos. Obrigados pela necessidade, por não terem onde trabalhar e em busca de melhores condições de vida, lavradores migraram para essas terras que não eram documentadas, mas ricas em biodiversidade, com uma grande quantidade de mata e de pastagem.

A disputa por essas terras começou em 21 de julho de 1984. As famílias ficavam acampadas na mata, cultivando alimento para o próprio consumo. Os fazendeiros não queriam deixar que fizessem moradias por lá e enviaram pistoleiros para expulsá-los das terras. Eles atearam fogo nas casas, queimaram paiol de arroz e mataram várias pessoas. Na mesma época, foi assassinado o padre Josimo, em 1986. Ele buscava solucionar os problemas das pessoas.

Para se defender e após a comunidade enfrentar muitas violências, o chefe dos pistoleiros acabou morto dentro da área. Foi quando o conflito se encaminhou para o fim.

Após dez anos de luta, em dezembro de 1994, as famílias tiveram êxito com a demarcação dos lotes que respeitou a vontade dos próprios agricultores. Daí em diante foi dando tudo certo. Oportunidades foram aparecendo e proporcionando uma vida melhor para todos da comunidade.

Hoje a mudança é nítida, a comunidade tem apoio de várias entidades para o seu crescimento em todos os aspectos.

*** Clique aqui para ver as notícias da comunidade Ouro Verde ***

Um comentário em “Ouro Verde

Deixe um comentário