Santa Juliana

No inicio, a região em que hoje se encontra a comunidade Santa Juliana era uma grande fazenda chamada Bananal, que o governo negociou com o fazendeiro e dele comprou a área para assentar pequenos agricultores. Antes disso, houve um cadastro de seleção feito pelo INCRA. Foram escolhidas cem famílias para ocupar o local. Foi nesse momento que eles passaram a povoar, acampar, lotear, fazer o pique, dividir e sortear a terra entre cada família que tinha direito a seis alqueires de terra, sendo três em seu lote e o restante na reserva.

Durante os primeiros anos na comunidade, os assentados passaram por muitas dificuldades, como falta de recursos, água, energia, estradas e meios de transportes. Muitos dos assentados vieram de outros estados como o Maranhão, por exemplo. Todos com os mesmos objetivos: ter uma terra para morar com sua família, plantar e criar animais. Eles entraram na área para morar em 1998, mas só um ano depois foi implantado o assentamento. Depois de três anos, houve o projeto para a construção de casas e estradas, depois energia e mais tarde água encanada.

O nome Santa Juliana foi escolha do INCRA. Entretanto muitos moradores acreditam que o nome Santa Juliana é em homenagem a filha do fazendeiro que se chamava Juliana.

O principal meio de sobrevivência da comunidade é a agricultura familiar, com a criação de gado para a venda do leite, suínos, galinhas e a roça. Atualmente, os assentados sentem-se estruturados e a comunidade está cada vez mais se desenvolvendo. Hoje temos escolas, água potável, meios de transporte e estrada, igrejas evangélicas e católica. Santa Juliana tornou-se a nossa padroeira. Estima-se que hoje tenha mais de 350 moradores.

*** Clique aqui para ver as notícias da comunidade Santa Juliana ***

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s