Mulatos

Em 1966, o primeiro morador a chegar foi Seu Zé Mulatos. Por isso, a comunidade ficou conhecida por Centro dos Mulatos. Desde 2007, o nome mudou para Vila Tocantins.

Os conflitos entre os latifundiários e os primeiros moradores começaram: os agricultores queriam terra e moradia e os fazendeiros os ameaçavam constantemente. Durante o conflito, a mando de fazendeiros, foi assassinado Osvaldo Barreira – um dos moradores – e, logo depois, em 1986, também Padre Josimo, em Imperatriz, a mando dos fazendeiros que pensavam em acabar com a luta do povo.

No entanto, isso só fortaleceu mais as organizações, como o Sindicato Regional e outras entidades e, por último, a Escola Família Agrícola. A partir daí foram formados assentamentos como os lotes 22, 23, P.A. Santa Cruz e outros.

Na época da criação da comunidade havia muita mata. Os nossos pequenos e médios agricultores priorizaram mais a monocultura da criação de gado, causando várias destruições de matas e enfraquecendo nosso solo. Hoje, há várias iniciativas e experiências que tentam reverter essa situação.

*** Clique aqui para ver notícias da comunidade Mulatos ***

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s